PROJETO RUÍNAS PELO RIO – Fazenda Engenho Novo, marco histórico para São Gonçalo

PROJETO RUÍNAS PELO RIO – Fazenda Engenho Novo, marco histórico para São Gonçalo

Localizada no Largo da Ideia, no bairro de Monjolos, a Fazenda Engenho Novo já pertenceu a diversos donos até 1830, quando foi adquirido pelo Barão de São Gonçalo. A Fazenda possui um conjunto arquitetônico em estilo neoclássico. A construção original foi feita com trabalho de escravos, que usaram pedras como tijolo para construir o prédio principal e o teto com telhas de barro, à época, moldadas nas coxas dos escravos.


O casarão principal possuía vários cômodos, divididos em dois andares, tendo todo o assoalho feito em pinho e as escadas em mármore trazido de Portugal. O monumento guarda formas arquitetônicas do período da Colônia e do Império. O local foi um dos principais trajetos da 2ª corrida automobilística do Brasil em 1909.

Abandonado à própria sorte, o local não resistiu ao descaso e ruiu no início dos anos 2000.

Além da importância histórica, a fazenda foi grande produtora de cana-de-açúcar e de laranja e carregou o título de maior produtora de abacaxi do Estado.

Atualmente, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), a fazenda possui apenas os alicerces e parte da estrutura original da casa grande.

Localização: Estrada José Souza Porto – Monjolos, são Gonçalo – RJ

🚨A visitação ao local é um pouco complicada. Nos informamos com os moradores locais que explicaram que embora cercada – como a igreja velha de Papucaia -, a entrada ao local é permitida. Não fizemos mais fotos, porque tinha uma vaca (ou boi) que estava na porta da casa e não nos deixou aproximar.

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.