Sítio Burle Marx – natureza, arte e história

O Sitio Roberto Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba, é um Centro de Estudos de Paisagismo, Botânica e Conservação da Natureza inserido em uma região de vegetação nativa do Maciço da Pedra Branca. O local serviu de residência de Burle Marx de 1973 até 1994, ano de sua morte, e é hoje uma unidade especial vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O sítio detém um acervo botânico e paisagístico que inclui cerca de 3,5 mil espécies cultivadas, com ênfase em plantas tropicais autóctones do Brasil. Reconhecido como uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo, testemunho das profundas alterações sofridas pela natureza no país. Além do paisagismo dos jardins e coleções de plantas, dispõe de um importante acervo museológico e bibliográfico, dividido em três conjuntos de imóveis principais que fazem parte da instituição

Na casa, tal como na época em Burle Marx lá vivia, encontram-se preservados o mobiliário, as coleções de arte sacra, pinturas e esculturas do próprio e de artistas contemporâneos, arte pré-colombiana, obras de arte popular brasileira em cerâmica do Vale do Jequitinhonha, objetos de decoração, bem como uma coleção de conchas.

Uma das estátuas que chama atenção no ateliê da casa, é o Cristo dos Afogados , um trabalho de um artista nordestino inspirada em um episódio de sobrevivência. Segundo a guia, ela retrata a história de um tronco de cedro branco que estava sendo traficado através do mar. Quando o Navio que o levava naufragou, os marinheiros se agarraram na madeira para tentar salvar suas vidas.

Estrada Roberto Burle Marx, 2019
Telefone: (21) 2410-1412
srbm@iphan.gov.br
Horário: penas com agendamento – 3ª a sab, 9h30 e 13h30 Ingressos em espécie: R$ 10,00 por pessoa, crianças até cinco anos não pagam, idosos e estudantes pagam meia entrada. Grupos fechados: horário a combinar (até 35 pessoas / 90 min. de duração) Visita especial: visita privativa e/ou fora do horário.

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *