Pelas redes sociais, projeto promove a democratização do acesso ao livro
Pelas redes sociais, projeto promove a democratização do acesso ao livro
Atividades literárias, conversas com autores e palestras temáticas sobre multiplicidade cultural são algumas das ações que integram o projeto Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras, ação de circulação literária que tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e à leitura, além de estimular e incentivar crianças de 7 a 14 anos para o contato com autores fluminenses. Serão realizadas, ao todo, 18 ações virtuais, todas gratuitas, que poderão ser acessadas através das redes sociais da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense a partir do dia 29 de janeiro.
O projeto prevê também capacitação para professores e agentes de leitura da Rede de Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura com a realização de videoaula, web conferência e a entrega de kits para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel.
Segundo Benita Prieto, coordenadora geral do projeto, a iniciativa pretende contribuir para a melhoria da educação e incentivo à leitura, através da formação de professores e mediadores de leituras, narrativas de histórias e oficinas literárias, bem como a divulgação dos autores fluminenses e de suas obras junto ao público infantil. “A Caravana é uma oportunidade de valorizar autores que vivem no Estado do Rio de Janeiro e divulgar suas obras. Vai contribuir para a importante tarefa que vem sendo executada, ao longo de tantos anos, pelos mediadores de leituras, que é fazer com que o livro saia da estante, física ou virtual, e seja lido” afirma Benita.
Nesse sentido, a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras permitirá ricos encontros com especialistas em literatura e profissionais do livro e leitura, além, é claro, de contadores de histórias – uma rara oportunidade para ouvir e adquirir conhecimento com Eliana Yunes, Roseana Murray, Rogério Andrade Barbosa, Andrea Viviana Taubman, Rosa Amanda Strausz, João do Corujão, Daniele Ramalho, Gregório Filho, Guto Lins, Nanci Nóbrega, José Mauro Brant, Warley Goulart, Suzana Nascimento, Glauter Barros, Silvia Castro e outros mais.
Na lista de palestras, há temas como “Africanidades” e “Mitologia indígena brasileira” – assuntos de valor histórico, recheados de curiosidades e que despertam grande interesse. A programação reúne, também, oficinas com os temas “Quando o texto e a imagem conversam”, “Leitura digital, leitura sem fronteiras” e “Bibliotecas Brincantes: ‘Leituras’” – que permitirão a ampliação de conhecimento para os profissionais que atuam com mediação de leitura e fazem dessa arte ponte para o rico universo do livro e da leitura.
Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Realização: Prodarte. Apoio: Ações & Conexões.
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
Cinco ações serão executadas pelo projeto:
1a. Ação – Capacitação para professores e agentes de leitura da Rede de Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura. Acontecerá através de videoaula e web conferência.
2a. Ação – Atividades literárias: apresentação de narrações de histórias disponibilizadas em streaming e áudios para crianças atendidas pelas bibliotecas comunitárias.
3ª. Ação – Palestras Temáticas no campo da multiplicidade cultural.
4a. Ação – Conversa com autores fluminenses via lives.
5a. Ação – Kit para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel.
Para participar das atividades, as inscrições deverão ser realizadas em https://www.caravanadaleituraaf.com.br/
Toda programação é gratuita
29 de janeiro, às 15h – Lançamento do Projeto Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras.
01 de fevereiro, às 15h – Palestra Cultura popular – vozes diversas, com Gregório Filho.
05 de fevereiro, às 15h – Palestra Literatura para o bem-viver, com Eliana Yunes.
08 de fevereiro, às 15h – Palestra Africanidades, com João do Corujão.
12 de fevereiro, às 15h – Palestra Narrando mitologia indígena brasileira, com Daniele Ramalho.
19 de fevereiro, às 15h – Live com a autora Roseana Murray.
24 de fevereiro, às 14h – Oficina Quando o texto e a imagem conversam, com Guto Lins.
26 de fevereiro, às 19h – Live com o autor Rogério Andrade Barbosa.
28 de fevereiro, às 15h – O fio das histórias, sessão de contos com Warley Goulart.
03 de março, às 14h – Oficina A arte de contar histórias, com José Mauro Brant.
07 de março, às 15h – Histórias daqui & dali, sessão de contos, com Glauter Barros.
10 de março, às 14h – Oficina Bibliotecas Brincantes: “Leituras”, com Nanci Nóbrega.
12 de março, às 19h – Live com a autora Andrea Viviana Taubman.
14 de março, às 15h – Em cantos e contos, sessão de contos, com Silvia Castro.
17 de março, às 14h – Oficina Leitura digital, Leitura sem fronteiras, com Benita Prieto.
19 de março, às 19h – Live com a autora Rosa Amanda Strausz.
21 de março, às 15h – Contam as árvores…, sessão de contos com Suzana Nascimento.
26 de março, às 15h – Live de encerramento da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras.