Confira a estreia de ‘Diva’ no YouTube
Confira a estreia de ‘Diva’ no YouTube
Inspirada no cinema noir dos anos 1950, em especial em Crepúsculo dos Deuses, estreia no dia 25 de março, no youtube, a peça on-line Diva. Sua dramaturgia foi concebida durante a quarentena para o formato híbrido e é assinada por Guilherme Siman (Filhos da Pátria/Confissões de Mulheres de 50). A direção é do premiado Isaac Bernat (Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Direção e Prêmio Botequim Cultural de Melhor Ator), que também é professor (CAL) e doutor em Teatro (UNIRIO).
A encenação será gravada em plano-sequência com dois celulares em um cenário montado em um galpão no centro da cidade, com a direção de fotografia de Romulo Americano. Os bastidores e os profissionais da equipe de gravação e produção vão integrar o cenário em uma tradução estética da própria temática da peça. “Achar um novo formato é o desafio, o texto trabalha com essas fronteiras: o que é delírio e o que é realidade, o que é cena e o que é bastidor”, comenta o autor Guilherme Siman.
Nesta curta temporada, de 5ª a domingo, o público vai conhecer a história de uma famosa atriz que se deixa envolver por disputas de narrativas virtuais e perde o contato com a realidade. O elenco conta com a atriz Monique Houat – que vai interpretar tanto a Atriz quanto a Assassina, e com os atores Izak Dahora e Gabriel Vaz, que vão interpretar diversos outros personagens.
“Não há um compromisso com o realismo. As atuações são realistas, mas a direção tem uma liberdade completa de usar todos os códigos e mostrar os bastidores. É uma aventura em que trabalharemos a ideia de ‘nada no bolso ou nas mãos.’ Vamos correr riscos, aceitar a imprevisibilidade e mostrar esta ousadia para o espectador com o frescor que este gesto pode trazer”, acrescenta o diretor Isaac Bernat.
O humor e a ironia estão presentes, porém não se trata de uma sátira e nem de uma paródia. A ‘peça’ tem gênero policial, pouco comum na nossa dramaturgia, e aborda questões atuais como fake news, jogos de poder, manipulação e disputa de narrativas. As personagens são desconstruídas ao longo da narrativa, que é apresentada com recursos emprestados da literatura e do cinema como a ordem cronológica inversa e narrador não-confiável.
Diva não é uma comédia nem um drama. É uma peça curta, aguda e intrigante como um episódio de Black Mirror. Não há moral da história. Não existem heróis nem vilões. Todas as personagens estão erradas. Uma tênue catarse. A Atriz demonstra os perigos da credulidade e a Assassina, as tentações da crueldade. Ambas são protagonistas de um mundo que devemos, a todo custo, combater.
>>> O projeto conta com três Lives no Instagram da peça em que o diretor Isaac Bernat vai conversar com integrantes da equipe: dia 20 de Fevereiro com o autor Guilherme Siman; e mais duas em Março (com datas ainda não definidas) em que ele bate um papo com o elenco e com a equipe de criação.
Sinopse:
Diva conta a história de uma atriz, conhecida pela veia cômica, que vê no papel perturbador de uma assassina a oportunidade de dar uma virada em sua carreira. Estudando sobre o caso para se preparar para o papel, a Atriz depara-se com uma história bem diferente da oficial e, mergulhando cada vez mais fundo nessa possível verdade, transforma a própria vida num thriller. Ela resolve reconstruir a narrativa do filme em que está atuando e reinventa sua personagem durante as filmagens. A cada dia ela se torna mais convicta de ser alvo de uma grande conspiração e tem sua sanidade mental questionada pelos outros personagens – mas não pelo público que acompanha as suas investigações. Há outro ponto de vista: o da própria Assassina que inspirou o filme e que, também, à sua maneira, se deixou enlouquecer e abraçar pelo mundo das teorias conspiratórias.
MAIS INFORMAÇÕES:
Estreia: 25 de março, 5ª feira
Curta temporada: 25, 26, 27 e 28 de março, de 5ª a domingo
Horário: 20h
Duração:35 minutos
Canal YouTube: http://bit.ly/divateatronline
Instagram: @divateatroline
Facebook: https://www.facebook.com/divateatronline
* O Facebook será alimentado pelas postagens do Instagram.
OBS: a exibição terá tradução em libras e legenda descritiva
OBS2: a equipe fará testes de Covid-19 e vai tomar todos os devidos cuidados preventivos
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: ISAAC BERNAT
Autor: GUILHERME SIMAN
Direção de Fotografia: ROMULO AMERICANO
Elenco: MONIQUE HOUAT, IZAK DAHORA E GABRIEL VAZ
Cenografia: DORIS ROLLEMBERG
Direção Musical: CHARLES KAHN}
Iluminação: AURÉLIO DE SIMONI
Figurino: BRUNA FALCÃO
Assessoria de Imprensa: CRISTIANA LOBO
Marketing Digital: ANDRÉ MIZARELA
Designer Gráfico e Still: THIAGO RISTOW
Produção Executiva: AMANDA LIMA
Direção de Produção: MÔNICA VARELLA