Conheça o Monumento Natural Gruta dos Escravos, em Miguel Pereira
Conheça o Monumento Natural Gruta dos Escravos, em Miguel Pereira
Localizado no alto de uma colina no município de Miguel Pereira, no Vale do Café, o Monumento Natural Gruta dos Escravos é um lugar incomparável no Rio por sua complexidade estrutural e pela história por trás de sua concepção.
Segundo informações do ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental monumento) o monumento foi construído por escravizados no século XVIII em homenagem à Nossa Senhora da Penna. Além da capela, com várias imagens de santos e velas, a gruta possui várias pedras que foram talhadas pelos escravos.
Há 11 anos o local recebeu status de monumento seguindo as normas da Lei Federal nº 9.985/00 que garante a preservação dos “sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica”.
Com 34.000m², a Unidade de Conservação fica no entorno da Gruta dos Escravos, monumento antes pertencente à Fazenda Ribeirão das Flores, que foi desapropriada. A proposta de transformação da área desapropriada na criação da Unidade de Conservação foi feita em função do seu valor histórico e raro em função da Gruta dos Escravos.
Acessar o lugar é fácil pois existem várias placas de sinalização indicando o caminho da trilha. Sobre esta, ela tem cerca de 1KM de extensão e é considerada fácil, embora fique em um terreno bem íngreme.
Informações: ITPA, Prefeitura de Miguel Pereira