Exposição de fotos antigas do Convento será aberta amanhã
Abrindo as comemorações dos 450 anos da Festa da Penha, o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV está produzindo mostra de fotografias antigas, pinturas clássicas e street art (grafite), sobre o Convento da Penha. “Imagens da Fé – Festa da Penha 450 anos – Fé, amor e devoção” será aberta no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 10h, na Sala de Exposições do Convento.
Estão previstas, na exposição, cerca de 30 fotografias históricas do Convento, a partir dos anos 1920; 15 pinturas de artistas capixabas, fazendo um releitura de grandes mestres como Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena e outros; peças pertencentes ao acervo privado do IHGVV, do Convento da Penha e de particulares.
Os 450 anos da presença histórica e devocional do Convento de Nossa Senhora da Penha, é registro constante na memória dos capixabas. Sejam relatos milagrosos, lendas, “causos” do imaginário popular, poesias e músicas; como também é muito forte nas artes visuais. Representado em todos os ângulos, o Convento está presente nos lares e olhares, desde a histórica “branca ermida”, erguida por Frei Pedro Palácios no alto do penhasco entre as suas duas palmeiras.
Presença urbana, que quando adentramos muitos outros detalhes revelam. Lugar de contemplação, desde longe e muito perto… “Nesta mostra, as fotografias históricas do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV levarão os visitantes em um passeio no tempo, e as pinturas do acervo do Convento pontuam momentos destes tempos, dialogando com a produção artística contemporânea. Uma confirmação de que será sempre imagem inspiradora, essencial em nossa fé. Pontual em nossa arte e cultura”, declara o curador Celso Adolfo.
A street art, do talentoso artista capixaba Claudio Tripa, tem participação especial na mostra. Tripa irá pintar, em uma parede da galeria de exposições, um grande painel com sua consagrada leitura do convento, espalhada pela nossa cidade.
O mestre pintor Kleber Galveas, amigo de Homero Massena, que estará expondo uma de suas mais importantes obras sobre o convento, do seu acervo pessoal, e que não estará à venda. Participam ainda os artistas: Christina Lemos, Fátima S.R. e o premiado Romário Batista; e naif Ângela Gomes.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: “Imagens da Fé – Festa da Penha 450 anos – Fé, amor e devoção” – uma mostra de fotografias históricas e pinturas do Convento da Penha. Acervo do Convento da Penha e do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – IHGVV – releituras das obras de Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena, e outros. Participações especiais de Kleber Galveas e Claudio Tripa
ABERTURA: Sábado (25/01/2020), às 10h
LOCAL: Sala de Exposições do Convento da Penha
VISITAS: de quarta a domingo, de 8h às 12h e das 12h30 às 16h30
Entrada gratuita