Livro infantil aborda o crescimento precoce das crianças
Livro infantil aborda o crescimento precoce das crianças
“O que você quer ser quando crescer?” Essa pergunta nos ronda (e nos assombra) desde pequenos, não é mesmo? Mas o que acontece quando a criança quer crescer precipitadamente, falseando um amadurecimento? Paga o preço de um sentimento de inadequação e de não se sentir ‘de verdade’. Dessa sensação trata o livro ‘O menino que grande queria ser pequeno’, primeira investida literária da psicóloga e psicanalista Bibiana Malgarim.
Dedicada ao público infantil, a obra ilustrada por Pacha Urbano, conta a história de um menino que deseja ser grande antes da hora. “Na prática do consultório desde 2004, observo esse comportamento tanto nos pequenos quanto nos grandes. Crescer, sem ser no momento espontâneo, será um parto prematuro de si mesmo. E, dessa forma, o sujeito se apresenta ao mundo ainda muito imaturo, mesmo que aparente o contrário”, conta a autora.
“Toda criança quer e não quer crescer”, diz o psicanalista e escritor Celso Gutfreind, autor do prefácio do livro. “Querer crescer é fundamental para todos os seres humanos. O ponto é como crescer e, com isso, como abrir mão de algumas coisas. Para crescer é preciso perder”, diz Bibiana. No livro, o menino que queria ser grande tem a ajuda afetiva de seu cachorro Neco, que o acompanha em suas mudanças. Eles descobrem juntos que o bom é crescer sem pressa.
SERVIÇO
O menino que grande queria ser pequeno, de Bibiana Malgarim
Bate-papo ao vivo em 26 de maio de 2021, às 19h, nos canais da Editora Raiz e dos autores no instagram: @editora_raiz @bibiana.psico @pachaurbano
Pré-venda: Livraria da Travessa e Livraria Bambo Letras
Lançamento: 9 de junho de 2021
Ilustrações: Pacha Urbano
48 páginas
R$ 45,00