Museu francês expõe fantasias do Carnaval brasileiro em maio

“A minha alegria atravessou o mar e ancorou na passarela, fez um desembarque fascinante, no maior show da terra”

No dia 29 de maio, os europeus, numa visão mais abrangente, e os franceses em particular, vão conhecer um pouco mais o que é o carnaval do Rio de Janeiro, durante a exposição de Fantasias do Carnaval, no imponente Museu do Centre National du Costume de Scene, o Centro Nacional do Traje e Cenografia, o mais famoso museu de figurinos do mundo, na cidade de Moulins, em Allier, na França.

A exposição, produzida pelo empresário Alexis de Vaulx com curadoria do carnavalesco e figurinista Alexandre Couto, são de fantasias de foliões anônimos do carnaval de rua, de trajes dos famosos bailes do carnaval carioca e figurinos dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

 A diretora do museu, Delphine Pinasa, esteve recentemente no Rio para conhecer o acervo da exposição, no estúdio de Alexandre Couto, na zona norte do Rio, onde as fantasias foram criadas, ou restauradas, a partir de figurinos de antigos carnavais, e ficou encantada com o que viu. 

São, no total, 60 caixas com 200 figurinos, pesando quase 1 tonelada. No ultimo grande salão do museu francês, será montado um carro alegórico em proporções reais.

 

A MELHOR TRADUÇÃO 

Com duração de seis meses, a exposição no belo Museu de Figurinos de Moulins, um antigo quartel de cavalaria do século XVIII, vem ratificar a máxima de que o carnaval continua sendo o principal embaixador da cultura do nosso país. Por sua descontração e diversidade, esta gigante manifestação popular estabelece uma relação com várias culturas de outros países e em vários cantos do mundo. 

 Sentindo-se o dono desta festa, o folião do mundo, inevitavelmente, se sentirá um rei, no meio de uma gente tão modesta. Puro savoir faire !

O samba e o carnaval brasileiros une culturas e se faz traduzir pela sua própria arte.

Texto: Alberto Aquino 

 

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.