Projeto Escolas Criativas lança ações para alunos de escolas da rede pública de Niterói

Projeto Escolas Criativas lança ações para alunos de escolas da rede pública de Niterói

Durante os meses de agosto e setembro, como parte do Projeto Escolas Criativas – que cria Centros de Ensino Avançado em escolas municipais de Niterói/RJ e Jericoacoara/CE – vão acontecer cursos de Fotografia e Audiovisual (de 16/08 a 03/09), além de uma Mostra de Cinema (09/08 a 10/09) para alunos de 20 escolas da rede pública de Niterói que participam do projeto.

A Mostra vai exibir curtas com temas como meio ambiente, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis, redução das desigualdades, entre outros. Logo após as exibições, vão acontecer debates com os alunos para estimular a reflexão e o pensamento crítico.

No dia 27 de agosto haverá um evento na Escola Maestro Heitor Villa-Lobos que vai contar com a presença de autoridades como o Secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, e a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.  Serão exibidas fotos e curtas, produzidos pelos alunos, e serão lançados e distribuídos cadernos pedagógicos e guias de metodologias (os guias são voltados para gestores e professores). O pequeno evento vai seguir todos os protocolos de segurança e as recomendações das autoridades sanitárias.

Desde 2018, o Projeto Escolas Criativas promove um conjunto de ações e processos pedagógicos em três frentes principais de atuação: inovação na educação, sustentabilidade e acesso cultural. O projeto ocorre em algumas escolas na cidade de Niterói e Jijoca de Jericoacoara e tem planos de expansão. Está em estudo a implantação em escolas públicas do estado do Rio e de outras cidades do país.

Este ano, por exemplo, foi inaugurado o e-Lab – Laboratório de Mídias Educacionais de Niterói, com objetivo de ser um espaço de pesquisa de mídias digitais para os professores e também de elaboração de materiais didáticos, como os cadernos pedagógicos que serão distribuídos para os alunos, além de diversos cursos de atualização ligados a mídias e audiovisual.

 Com as mudanças ocorridas no contexto de uma pandemia mundial, as Escolas Criativas se propõem a refletir o processo de retomada da educação e analisar suas metodologias mais adequadas. O distanciamento social e as medidas de proteção, impostas pela pandemia do Covid-19, aceleraram o processo de digitalização da educação e evidenciaram ainda mais a importância de pensar uma educação mais conectada com os meios digitais e mais integrada com os desafios do século XXI.

O projeto é uma realização da Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, o projeto conta ainda com a realização da Quitanda Soluções Criativas com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de NiteróiPrefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

Sobre o projeto 

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos objetivos principais do programa Escolas Criativas.

 O projeto realiza ações em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de ensino; pesquisa; fruição e criação artística; e de sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos em diferentes plataformas e suportes (programação artística, desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a implantação de espaços equipados com recursos didáticos de base tecnológica, a formação de professores para que eles atuem com equipamentos tecnológicos e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade. 

Mardônio Barros
Diretor da produtora Quitanda das Artes, acumula mais de 15 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos em diferentes áreas do conhecimento – com ênfase na articulação entre poder público, iniciativa privada e 3º setor. Foi conselheiro do Conselho Superior da UFF. Entre os projetos já realizados, destacam-se: Festival Acordes do Amanhã (2017); Cine Ecologia: Formação, Circulação e Fruição (2012 – 2015); Festival Internacional de Biografias (2014); Plataforma Sinfonia do Amanhã (2016 – 2018) Outras Danças – Brasil/Chile/Colômbia (2011); Coordenação Geral dos Instrumentos do Sistema Nacional de Cultura/MINC (2015-2016); entre outros.

Paulo Feitosa
Gestor e produtor cultural com experiência em políticas públicas e diretor da produtora Quitanda das Artes. Tem cerca de 10 anos de atuação na direção, produção e elaboração de projetos de intercâmbio, circulação, pesquisa, formação e difusão cultural, com ênfase na articulação entre poder público, iniciativa privada e 3º setor. Entre os projetos já realizados, destacam-se:  Festival do Teatro Brasileiro (2010/2012); Bienal Internacional de Dança do Ceará (2010-2016); Conexões Latinas: Mostra Latino-americana de Artes (2012); Outras Danças – Brasil/Chile/Colômbia (2011); Bienal de Dança de Par em Par (2008/2010/2012); entre outros. Em 2013/2014 atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Desde 2015, faz parte da diretoria da Rede Brasileira de Festivais de Teatro.

Saiba mais em: escolascriativas.com. 

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.