Ruínas da antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição
As ruínas existentes no interior do condomínio Ubá-Itacoatiara são o remanescente da Capela e Cemitério de Nossa Senhora da Conceição. Edificada em alvenaria de pedra e cal, teria uma planta tradicional de nave única e indícios de capela-mor pouco profunda. Ainda é possível identificarmos parte do seu arco-cruzeiro.
Localizado no interior do condomínio Ubá-Itacoatiara, são poucas as informações sobre a construção, o que torna a busca por referências e vínculos mais difícil. Segundo o portal Cultura Niterói, após pesquisa no livro “Niterói Patrimônio Cultural”, elas são o remanescente da Capela e Cemitério de Nossa Senhora da Conceição. “Edificada em alvenaria de pedra e cal, teria uma planta tradicional de nave única e indícios de capela-mor pouco profunda. Ainda é possível identificarmos parte do seu arco-cruzeiro”.
Os pesquisadores acreditam que as edificações são do período compreendido entre os anos de 1861 e 1900, fato que pode ser comprovado nos relatórios dos “visitadores pastorais” que, em suas andanças pelas freguesias, registravam as edificações eclesiásticas da região.
Os registros históricos demonstram que as ruínas da capela e cemitério pertenciam à Irmandade Nossa Senhora da Conceição, instituição responsável por erigir as edificações, em fins do século XIX. A construção se deu nas terras da Família Brum, que provavelmente ganhou ou comprou este espaço do maior proprietário de terra da região, Sr. José Albino da Costa.
Em 1993, tendo em vista o grande valor histórico e ambiental, a Prefeitura Municipal tombou os remanescentes da capela através da lei n°. 1506 de 20 de outubro.
Visitação – o local não está aberto para visitação. Mas podem ter uma ideia de como era a capela através das fotos.
Fonte: Cultura Niterói