5 Dicas de Alessandra Lopes para o micro e o pequeno empreendedor atravessarem a crise do COVID-19
5 Dicas de Alessandra Lopes para o micro e o pequeno empreendedor atravessarem a crise do COVID-19
Por Eneida Salles Damazio
O isolamento social acarretou uma parada do ritmo da vida econômica no país como em todo o mundo. No Brasil, os efeitos são sentidos mais fortemente, pois o país já se encontrava em dificuldades econômicas bastantes graves, mesmo antes da adoção das medidas de isolamento social.
Com a duração prolongada deste período e a insuficiente ajuda do governo federal que não apresentou políticas públicas consistentes para o micro e o pequeno empresário, que dessem suporte a eles para suportar o longo período de portas fechadas, os pequenos negócios encontram-se em palpos de aranha. Nesse nicho de mercado encontramos empreendimentos voltados para o setor das artes e da cultura- setor que passa por séria crise independentemente dos problemas gerados pela crise do corona- com sérios problemas. Sejam negócios voltados para a cultura ou de outros setores o importante agora é planejar muito e replanejar quantas vezes forem necessárias para enfrentar as muitas dificuldades que virão pela frente.
Com o agravamento da crise econômica, os governos estaduais e municipais já propõem a saída do nosso lockdown tupiniquim e os negócios vão reabrir, afinal estamos em junho, isto é, oficialmente estamos na metade do ano de 2020, o ano que certamente entrará para a História como um ano perdido.
Já que o clima é de reabertura, o Cultura Em Movimento foi conversar com Alessandra Lopes, professora de inovação, empreendedorismo e gestão de projetos no Senai/BA, e idealizadora da Iriss, empresa de consultoria voltada para a inovação como ferramenta para melhorar negócios, produto e processos das empresas. Enfim, Alessandra sabe como tornar seu negócio mais produtivo e competitivo.
CEM -Pela sua expertise, como micro, pequenos e médios empreendedores devem se posicionar frente à crise nos negócios gerada pela pandemia do Covid-19?
Alessandra Lopes :Ficaríamos horas falando desse assunto, mas algumas alternativas de atitudes podem ser citadas. Podemos resumi-las em cinco itens bem práticos:
1.Adapte-se às mudanças, isso te possibilita criar novas soluções ou aplicar um jeito diferente na gestão atual.
2.Reestruture processos internos e externos.
3.Traga mais do que nunca o time de colaboradores para perto, se possível, uma equipe pequena de inovação para ajudar resolver os problemas e encontrar soluções.
4. Mais do que nunca controle despesas; compre e faça o que de fato for necessário; negocie entrega, preços e prazos com fornecedores.
5.E claro, utilize ao máximo a internet, principalmente as redes sociais com disposição, inovação, intensificando práticas de comércio eletrônico: a transformação digital é indispensável; é preciso provocar uma mudança de cultura e facilitar a compra do produto ou serviço, do pedido ao pagamento. E existem plataformas online que apoiam em todas essas fases de forma ligeira e segura.
Então você já tem o caminho das pedras, agora é só arregaçar às mangas e ir à luta.
Para contatar Alessandra Lopes ou a Iriss Consultoria:
(Whatsapp): (71)992153012
- Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes - 15/10/2023
- O índio que virou Imortal – Aílton Krenak e a ABL - 05/10/2023
- A construção mítica e imagéticado 7 de setembro - 07/09/2023