Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes

Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes

Por Eneida Salles Damazio

Hoje, 15 de outubro, estaria completando 100 anos, Italo Calvino, um dos maiores escritores do século XX.

Pouco conhecido aqui no Brasil, este cubano de nascimento, foi uma das maiores vozes da moderna literatura italiana, pois logo após seu nascimento, seus pais  – que eram italianos – decidiram voltar à terra natal.

Como todo artista e intelectual do século XX que viveu a 2a. Guerra  Mundial e o cenário do pós-guerra com um mundo dividido e convulsionado pela Guerra Fria e enriquecido pelos movimentos da contracultura, Italo Calvino seguiu  a trajetória de muitos jovens italianos numa Itália convulsionada pela guerra .

Em 1941, abandona a faculdade de Agronomia, em Turim , e ingressa na resistência italiana contra os nazistas, contando com o apoio da mãe que muito influenciara sua formação politica. Também participou da resistência ao fascismo de Mussolini.  Sua passagem pela resistência foi retrata em seu   livro de estreia, A trilha dos ninhos da aranha (1947).

O caminho natural foi o ingresso no Partido Comunista, ao qual saiu em 1956.

Calvino, um jovem que lutou por uma utopia de um tempo de utopias.

Após o término da guerra, retornou a Turim,  optando, porém pela faculdades de Artes. Em 1947, formou-se, defendendo a dissertação de Mestrado sobre Joseph Conrad, autor que transformou sua experiência de inúmeras viagens como marinheiro em literatura que explora o processo em que uma crise de identidade pode levar o homem a simbolizar toda a condição humana.

Isto tem muita relação com a própria literatura de Italo Calvino. um leitor ávido que aponta, enquanto escritor, para a  importância da figura do leitor no instigante Se um viajante numa noite de inverno (1979), livro em que somos como leitores enredados numa história que começa e se interrompe e recomeça labirinticamente . Ou como um certo visconde que indo à guerra contra os turcos volta para casa, literal e milagrosamente vivo com o corpo pela metade. submetendo todos à sua tirania, até que um dia, é surpreendido pela volta da outra metade, nessa alegoria sobre o bem e o mal que é O visconde partido ao meio (1952), o primeiro livro da trilogia completada pelo Barão nas árvores (1957 ) e o incrível  O Cavaleiro Inexistente (1959).

Nessas obras, Calvino sempre remontando a uma Itália medieval ou renascentista, ingressa no realismo fantástico, tendência literária muito em voga no pós-guerra, principalmente entre os escritores da América Latina.

O realismo fantástico em Calvino e sua profunda visão da participação do leitor na construção da obra, cria textos como O castelo dos  destinos cruzados (1969) em que as cartas de tarô são os signos , para compor  inúmeras histórias sem única palavra por parte dos personagens e da belíssima prosa poética de  As cidades invisíveis (1972) . Lugares com nomes de mulheres , espaço  e ,ao mesmo tempo, utopias, buscadas por Calvino e sua geração, envolvidos na luta concreta pela liberdade ,movidos pela esperança de que dos escombros de um mundo bombardeado surgisse algo novo e verdadeiramente humano…

Ler Calvino é entender que há muito ainda a se dizer e a ser encontrar sobre a verdade do ser humano e de  suas contradições, misérias e grandezas.

Sua prosa lírica e de fina ironia, ainda hoje explica muito do que nós vivemos e vemos nesse cenário de reaparecimento de tendências totalitárias .

Se vivo, é muito provável que mesmo acabrunhado com o novo avança da extrema direita no seu próprio país estivesse escrevendo mais uma vez como forma de resistir à iniquidade.

Clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer. (Calvino, Porque ler os clássicos)

Que viva Calvino hoje e sempre através de nós, seus eternos leitores !

 

Saiba mais ….

Calvino foi adaptado algumas vezes para o cinema. Cultura Em Movimento conseguiu encontrar um vídeo de animação , de 1970, do diretor italiano Pino Zac. Conheça um pouco do universo de Calvino, vendo este filme disponibilizado no YOU TUBE, de forma  gratuita, ( canal  The Cinema Center Productions ).

Divirtam-se:http://https://youtu.be/bBGy54rgSec

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eneida Damazio

Eneida Damazio

Eneida é mestre em Literatura Brasileira, Estudante de Jornalismo e aficionada por cultura e seus movimentos.