Strava lança desafio para arrecadar doações a idosos em situação de vulnerabilidade

Strava lança desafio para arrecadar doações a idosos em situação de vulnerabilidade

O Strava lança nos próximos dias seu mais novo desafio: “Em casa por Horas da Vida”, com intuito de engajar a comunidade esportiva a se manter ativa e fazer doações para o Instituto. A rede social dos atletas propõe que os usuários pratiquem atividades físicas até completarem cinco horas, em um período de um mês, e no final façam sua contribuição para o projeto, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade e que está com ações voltadas para combate da COVID-19. O desafio será válido entre os dias 15 de maio e 15 de junho, e pode ser acessado através deste link: www.strava.com/challenges/1795.

Todos os tipos de atividades dentro do Strava serão consideradas para esse desafio, priorizando aquelas feitas dentro de casa e sempre respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde. Ao término das 5 horas de atividades físicas praticadas, os atletas serão direcionados a uma página para fazerem sua doação. A meta é ousada: arrecadar R$ 100 mil.

Toda a verba arrecadada pela campanha será destinada ao Instituto Horas da Vida para o combate ao COVID-19 em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), mais conhecidas como casas de idosos, ajudando assim pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.

Os recursos serão utilizados para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que atuam nesses locais, cuidando diretamente dos idosos, que são o principal grupo de risco de complicações e morte com a contaminação do novo coronavírus. Também serão comprados itens de higiene de primeira necessidade para esses internos.

Vale destacar que o número de ILPIs e idosos beneficiados será proporcional aos recursos arrecadados, portanto, quanto mais sucesso a campanha fizer, mais idosos serão beneficiados. A cada R$ 5 mil, uma ILPI será beneficiada. Se a meta total for alcançada, pode significar, portanto, uma média de até 600 idosos e 50 profissionais sendo atendidos com algum tipo de insumo necessário neste contexto de pandemia.

Assim como a atividade física regular como prática fundamental para manter a saúde é algo em que Strava e Horas da Vida acreditam e incentivam, o voluntariado e o poder de engajamento das pessoas em prol de uma causa foi o que os uniu para viabilizar essa campanha. “Neste contexto tão dramático de COVID-19, a atitude das empresas e das pessoas para atender as demandas daqueles que mais necessitam e nem sempre têm visibilidade – como é o caso dos idosos assistidos por essas instituições – é um movimento muito saudável e com resultados práticos e rápidos na prevenção, o que certamente salvará vidas”, diz Elisangela Tolosa, diretora de Desenvolvimento Institucional do Horas da Vida.

“O Strava é uma comunidade esportiva ativa e engajada. Com esta campanha, temos um propósito ainda mais nobre: ajudar os mais necessitados, neste período de pandemia. Além, claro, de estimular a atividade física em casa”, afirma Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil.

Sobre o Horas da Vida

O Instituto Horas da Vida possibilita que pessoas em situação de vulnerabilidade social recebam atendimento de médicos e profissionais da saúde voluntários. Sem fins lucrativos, atua desde 2013, em São Paulo, com foco em atenção primária e educação em saúde. Possui, entre outras certificações, o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. Desde o início da pandemia de Covid-19, tem desenvolvido projetos especiais e parcerias em benefício de grupos diretamente atingidos, como idosos, pessoas com diabetes e os próprios profissionais de saúde. Mais informações: www.horasdavida.org.br.

Sobre o Strava

O Strava é a rede social dos atletas, com mais de 7 milhões de usuários no Brasil e mais de 55 milhões no mundo. Desde o fim de 2019 que o Strava tem um clube próprio no Brasil, onde mais informações sobre as ações da plataforma podem ser encontradas.

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.