GILBERTO GIL, IMORTAL: ARTISTA FOI ELEITO PARA A ABL
Gilberto Gil, imortal: artista foi eleito para a ABL
Por Eneida Salles Damazio
O compositor, cantor e também escritor Gilberto Gil, foi eleito para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras, hoje, 11 de novembro no final da tarde.
Um momento feliz para os brasileiros e para a cena cultural do país que têm sofrido perdas e grandes revezes nestes tristes tempos de pandemia e intolerância e ineficiência no campo da politica, em especial na área de políticas públicas para a cultura.
A eleição de Gilberto Gil marca uma tendência relativamente recente da ABL em premiar artistas de outros campos que não o da Literatura, mas que, por força de seu ofício, mantém íntima e estreita relação com ela, fazendo, inclusive, que haja um alargamento na concepção do que seja o fazer literário.
Há pouco tempo a eleição de Fernanda Montenegro trouxe à cena, uma Academia que vê o ator que dá vida e corpo à letra fria do texto dramático como uma coautora e, portanto, também escritora a seu modo.
Agora foi a vez de relembrar a relação visceral entre música e literatura .Gilberto Gil ,ao longo de quase cinquenta anos produzindo letras maravilhosas para dezenas de álbuns que lançou, tornou-se um dos maiores poetas dos séculos XX e XXI. Realmente a qualidade artística de sua produção imortalizará seus versos, sua visão de mundo, sua generosidade e seu amor pela gente do Brasil tão bem retratada através do seu canto e da sua escrita.
A posse será em março do próximo ano.
A escolha de Gilberto Gil renova as esperanças de que o Brasil volte aos trilhos e reconheça que uma das maiores riquezas do da nossa cultura é sua diversidade, como também é uma resposta ao crescente desnudamento do racismo com toda a violência e ignomínia que somente os racistas são capazes de cometer.
A eleição de Gil reafirma um dogma de seus versos, pois devemos andar com fé, fé em que o Brasil voltará a ser um lugar em que as pessoas não tenham medo da felicidade, da paz e da boa vontade entre os homens, já que a fé não costuma falhar.
- Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes - 15/10/2023
- O índio que virou Imortal – Aílton Krenak e a ABL - 05/10/2023
- A construção mítica e imagéticado 7 de setembro - 07/09/2023