Festival Margem Visual com inscrições abertas – a oportunidade de ver e entender a periferia do Rio
Festival Margem Visual com inscrições abertas – a oportunidade de ver e entender a periferia do Rio
Por Eneida Salles Damazio
O 1o. Festival Margem – Performance Periférica na Rede abriu hoje, dia 21 as inscrições para artistas que desenvolvam projetos na área da performance.
O festival será 100% online e realizado entre os dias 18 e 22 de março deste ano.
Um dos objetivos dos seus objetivos centrais é o de dar voz à periferia, de qualquer forma o mais importante é propiciar ao artista a chance de transformar a periferia em protagonista, por isso é indiferente que as obras sejam ou não inéditas, mas é fundamental que todas elas tenham como tema a margem, a periferia ou então seja realizada por artistas oriundos das periferias de todas as cidades do estado do Rio de Janeiro.
O festival é o resultado concreto da Lei de Fomento Aldir Blanc , pois o projeto foi selecionado através do edital #Fomenta Festival Rio .
A convocatória começa hoje, dia 21 de janeiro e vai até o dia 12 de feveiro. Poderão concorrer os artistas nas categorias de videoperformance, fotoperformance e transmissão ao vivo. Serão 20 trabalhados selecionados e cada um deles receberá um prêmio no valor de R$500,00. Podem se inscrever artistas solos ou coletivos através do site do festival – www.festivalmargemvisual.com
O1o. Festival Margem Visual-Performance Periférica na rede é uma produção do Mó Coletivo, com curadoria das artistas que fazem parte deste coletivo Luana Aguiar, Mariana Maia, Laís Castro e Mery Horta e conta também com a pesquisadora Carolina Rodrigues na equipe das curadoras.
O festival é uma iniciativa importante nesse momento de crise que o setor cultural enfrenta.
O festival permite a remuneração de artistas num momento em que a pandemia impede a realização da atividade cultural e, sobretudo, permite dar visibilidade à arte feita por artistas que não são integrados ao circuito mais tradicionalmente considerado “artístico”. Também dá visibilidade – ao eleger como tema motivador a periferia em sua dinâmica cotidiana, em suas dores, alegrias ou demandas e esperanças. Uma periferia que abrange uma imensa parte da população do estado do Rio, pessoas que frequentemente não são ouvidas.
Por todas essas razões o festival,como diz a curadora Mery Horta, vai ser lindo ! E de beleza é o que todos nós merecemos neste dolorido momento.
Inscrições e regulamento ? Cilque aqui
- Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes - 15/10/2023
- O índio que virou Imortal – Aílton Krenak e a ABL - 05/10/2023
- A construção mítica e imagéticado 7 de setembro - 07/09/2023