Mineiro-pau: um Patrimônio Nacional na Pequena África 26/11

Mineiro-pau: um Patrimônio Nacional na Pequena África 26/11

No próximo domingo (26/11) a Pequena África recebe o grupo de Mineiro-pau Valdemar Madalena para apresentação e oficina de dança.

Como parte das atividades do Zona de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, o Intercâmbio Cultural promove no próximo domingo (26/11) uma apresentação seguida de oficina de dança Mineiro-pau, às 09h, no Cais do Valongo.

MINEIRO-PAU
Em 2023, o Mineiro-Pau tornou-se um Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro (Lei 8024/2023). A dança ancestral que no Rio de Janeiro é ensinada e difundida pela Obra Social Filhos da Razão e Justiça, na comunidade do Mineiro-pau, em Santa Cruz, tem ganhado palcos e espaço ao longo dos últimos anos. Apresentando ao mundo um legado afrorreferenciado do Bairro Imperial de Santa Cruz, que no período colonial foi uma das maiores fazendas de escravizados do país.

OSFRJ
Graças ao seu trabalho de Museologia Social, a Obra Social Filhos da Razão e Justiça (que promove a difusão da dança Mineiro-pau) é um ponto de memória reconhecido pelo Ibram.

Serviço:
A Prefeitura da Cidade do Rio, Secretaria Municipal de Cultura e Zonas de Cultura apresentam:
Mineiro-Pau: um Patrimônio Nacional na Pequena África
(Apresentação de dança Mineiro-pau seguida de Oficina de Dança)
Dia: 26/11
Horário: 09h00
Local: Cais do Valongo

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.