A Mulher que abalou o Império Romano

A Mulher que abalou o Império Romano

Por Leonardo Diniz dos Passos 

Confesso que não sabia muito bem por onde começar a falar de uma MULHER, aliás, da MULHER MAIS PODEROSA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Afinal, como não reabrir esta coluna no dia 20 de novembro de 2020, falando sobre o MAIOR ÍCONE FEMININO de todos os tempos: a mulher que povoa o imaginário da humanidade por séculos desde da antiguidade e cuja história se confunde com a história da própria civilização humana sobre a terra.

Pena que sua imagem sempre esteja tão distorcida MORALMENTE e ETNICAMENTE.   

O mito CLEÓPATRA 

Vou relaxar usando os “cacos” de uma personagem de TV:  

             A FILHA DE OSÍRIS

             A PODEROSA DO NILO

             A PITONISA DE TEBAS

             A RAINHA DAS TERRAS FÉRTEIS

             A SOBERANA DO EGITO

Vou criar outro :

A RAINHA AFRICANA DO MUNDO

(É, meus amigos, pasmem, o EGITO fica na ÁFRICA – Vocês já tiveram alguma aula sobre o antigo Egito que mencionava que o mesmo ficava na ÁFRICA ? Pois é …rs, rs,rs 

Ou poderia citar alguns de nossos POETAS e COMPOSITORES

Como João Bosco na letra JADE

” …aqui meu irmão

     ela é coisa rara de ver,

     é JÓIA do CHÁ ,

     retina de um mar…

  …Ah meu irmão,

     aqua-louca tara que tem IMÃ,

     mergulha no mar,

     me arrasta, 

     e me atrai pro fundo do oceano…”

Mas será que o FASCÍNIO que CLEÓPATRA exercia era mesmo por sua BELEZA?  Por seu poder de SEDUÇÃO?

Ou isso seria mais um MITO? Construído por uma sociedade PATRIARCAL que precisava necessariamente transformar todas as MULHERES PODEROSAS,CULTAS, ESTRATEGISTAS,EMPONDERADAS,FEMINISTAS, GUERREIRAS,TIRANAS SOBERANAS,ASTUCIOSAS em “FEMME FATALLE” num inescrupuloso jogo de interesses machistas de sobre julgar o feminino, e desviar as atenções das outras mulheres pra que essas não tivessem um exemplo de MULHER ÍMPAR ,cheia de MAGNETISMO e INTELIGÊNCIA  como CLEÓPATRA!

A julgar pelo fato dela ter abalado as estruturas do IMPERADOR Marco Antônio ,e do IMPERADOR Julio Cezar poderíamos usar a poesia de Lenine em

TODAS NUMA SÓ…..

….” Nem Isabel,

Bebel, de João Gilberto
E nem BB, la femme de Serge Gainsbourg
Nem, de Totó, na malafemmená
Nem a Iaiá de Zeca Pagodinho
Nem a mulata mulatinha de Lalá
E nem a carioca de Vinícius
E nem a tropicana de Alceu
E nem a escurinha de Geraldo
E nem a pastorinha de Noel
E nem a namorada de Carlinhos
E nem a superstar do Tremendão
E nem a malaguenha de Lecuona
E nem a popozuda do Tigrão…’’

Cleópatra e o Quarto Poder – uma relação complicada

Muitos mistérios rondam a existência da RAINHA CLEÓPATRA : 

Talvez o que mais me INTRIGA sobre está Mulher é sua etnia que a MÍDIA como o QUARTO PODER , novamente em um dos seus VACILOS  vai usar ( de novo, mais uma vez etc) uma mulher de beleza EUROPÉIA pra viver a RAINHA DO EGITO.

A indústria cinematográfica, mesmo sabendo dos últimos relatos científicos que atestam de maneira SURPREENDENTE esse fato, insiste em europeizar sua figura .

Descobertas recentes, e nem tão recentes assim, falam sobre a etnia africana da RAINHA ,pois ela era filha do Rei Ptolomeu com uma CONCUBINA AFRICANA, mais precisamente, sua mãe era do NORTE DA ÁFRICA ….

Vejamos o que diz esta interessante pesquisa realizada pela BBC de Londres e o jornal Sunday Times a respeito da legendária RAINHA DO NILO:

…  A rainha egípcia Cleópatra era, em parte, africana, de acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto Arqueológico Austríaco. A conclusão foi tirada após a identificação do esqueleto da irmã mais nova de Cleópatra, a princesa Arsinoe, encontrado em uma tumba de mais de 2 mil anos em Éfeso, na Turquia.

….. As evidências obtidas pelo estudo das dimensões do crânio de Arsinoe indicam que ela tem algumas características de brancos europeus, antigos egípcios e africanos negros, indicando que Cleópatra provavelmente também era de origem étnica mista. A mãe de Arsinoe seria de origem africana.

Há muito tempo os especialistas debatiam se Cleópatra era norte-africana, grega ou macedônia. Seu ancestral Ptolomeu era um general macedônio que se tornou governante do Egito por ordem de Alexandre, o Grande. Hilke Thuer, especialista da Academia Austríaca de Ciências que há muito tempo acreditava que a tumba era de Arsinoe, qualificou a descoberta como “sensacional”.

“Ela dá novas informações sobre a família de Cleópatra e o relacionamento entre as irmãs Cleópatra e Arsinoe”, afirmou. A tumba de Éfeso foi aberta pela primeira vez em 1926 e, até agora, havia um debate entre cientistas sobre a identidade de seu ocupante.

Mas técnicas forenses combinadas à análise antropológica e arquitetônica da tumba acabaram convencendo os especialistas de que o esqueleto encontrado pertence à irmã de Cleópatra.

O crânio foi separado do esqueleto para exame e acabou extraviado durante a 2ª Guerra Mundial. Mas a antropóloga Caroline Wilkinson reconstruiu a face baseada nas medidas tiradas na década de 20.

“Ela tem este formato alongado”, disse a especialista ao jornal The Sunday Times. “Isto é uma coisa que se vê freqüentemente em egípcios da Antiguidade e africanos negros. Pode sugerir uma herança ancestral mista.”

Textos antigos achados na cidade, que pertencia ao Império Romano, indicam que Arsinoe foi enviada para lá depois de derrotada em uma luta de poder com Cleópatra e com o líder romano Júlio César, disse o jornal britânico The Sunday Times.

Muitos acreditam que quando Cleópatra estava envolvida com o general romano Marco Antônio, após a morte de Júlio César, a rainha egípcia ordenou que a irmã fosse morta para impedir uma possível futura disputa pelo trono egípcio.

(Trecho do documentário Cleópatra: retrato de uma assassina, que foi exibido pela  TV BBC-1 no dia 23 de março.

Quando uma mulher preta se movimenta…

Por aqui eu poderia citar a frase da ativista ÂNGELA DAVIS : 

“…Quando uma MULHER PRETA se movimenta, ela movimenta toda uma SOCIEDADE junto com ela…” 

Talvez por isso o encantamento dos imperadores ao se deparar com TANTO PODER em uma mulher tão diferente de todas as outras MACEDÔNIAS, GREGAS e PERSAS ou a mistura de todas elas sem negar, contudo, A AFRICA NEGRA .

Por que não retratar A RAINHA UNIVERSAL como mestiça ao menos?

Porque o Quarto Poder não tenta- com seus tantos recursos- construir uma imagem mais mestiça da mulher mais poderosa da humanidade ?

Li durante essa pesquisa a seguinte frase : ” …NAO EXISTIU NENHUM FARAÓ BRANCO…’

E Cleópatra foi uma FARAÓ – NAO VAMOS NUNCA  ESQUECER DISSO!  

E por aqui retorno a minha humilde existência como um simples estilista e entusiasta das histórias das antigas civilizações. Um eterno apaixonado por ANTIGOS COSTUMES E FICÇÃO CIENTÍFICA , tentando criar um ambiente SURREAL e QUENTE, trazendo A RAINHA aos  trópicos tupiniquins de uma maneira QUASE FUTURISTA: vinda de algum FUTURO INCONSCIENTE para retomar seu poder e EMPONDERAR de uma vez, por todas, a mestiçagem plural do mundo que tem origem na ÁFRICA – O VERDADEIRO BERÇO DA CIVILIZAÇAO … 

Leonardo Diniz dos passos

Estilista e colunista desse bate papo sobre moda

Ensaio Fotográfico:

É PRECISO  AFRICANIZAR CLEÓPATRA

Modelo: Mary Graciano

Fotografa:Ana Clara Ermida

Criação e produção deste colunista que vos fala

Vestidos de minha própria autoria e o auxilio luxuoso das BIJOUTERIAS DE LUXO incríveis do artista : Nabil Samir Habib

Saiba mais:

Pra entrar no clima da coluna de hoje, curta música do Antigo Egito e mergulhe nesse universo:

Crédito: Canal Spiritual Life – YouTube

Leonardo Diniz dos Passos

Leonardo Diniz dos Passos

Leonardo é Estilista, programador visual e consultor de estilo. As vezes cantor. Apaixonado pelos G.R.E.S e pelo carnaval do Rio de Janeiro.