Coreto de Cantagalo traz a natureza selvagem para o meio urbano

Coreto de Cantagalo traz a natureza selvagem para o meio urbano

Responsável por dar o tom romântico para a Praça João XXII, localizada no município de Cantagalo, o centenário Coreto de Cantagalo, de planta octogonal, possui o embasamento, o guarda-corpo, a escada e os pilares moldados em concreto, imitando formas vegetais. Nos oito lados do embasamento foram detalhados em cimento oito animais aquáticos, dos quais jorra água para o pequeno lago que cerca o coreto. O conjunto é uma idealização da natureza selvagem em meio urbano.

Esse tipo de construção é muito comum no Rio de Janeiro, mas poucas ainda conservam tantos detalhes e a atmosfera da época de sua idealização. A difusão dos coretos surgiu na época da adoção do espírito romântico na concepção das praças, jardins e de seus equipamentos urbanos, destacando-se por seu aspecto pitoresco.

Os Coretos simbolizam a cultura e os movimentos populares das mais diversas maneiras: “como palanque de campanhas políticas e cerimônias religiosas, como centro do carnaval carioca de subúrbio e espaço para solenidades cívicas, mas sempre, fundamentalmente, como lugar da retreta com sua pequena banda, seus dobrados, valsas, polcas e maxixes”, destaca o site do Inepac.

Fonte: Inepac

Flavia Ferreira

Flavia Ferreira

Jornalista e viajante nas horas vagas. Sou apaixonada por conhecer novos locais e culturas, assim como por um café quentinho e uma bela taça de vinho.