Intercessão pelo Rio, pelo Brasil, pelo mundo e por todos nós que nele habitamos
Intercessão pelo Rio, pelo Brasil, pelo mundo e por todos nós que nele habitamos
O Cultura em Movimento (CEM) procura, nesse espaço, reproduzir todas as nuances do saber, da arte, do comportamento, enfim todas as nuances do espírito humano.
Um dos traços mais marcantes da cultura brasileira é a nossa religiosidade. O brasileiro, antes de tudo crê. E, talvez seja por isso, que sobrevivamos às seguidas crises da nossa economia, ao convívio diário com desigualdade social sempre tão perversa. Hoje, como o resto do planeta, enfrentamos um desafio de proporções bíblicas – a pandemia causada por um novo e agressivo vírus.
Acordamos com a notícia que desde ontem o estado do Rio ultrapassou a marca dos mil casos confirmados do Covid-19. Mil é um número forte, que mexe com nosso imaginário e com nossas emoções, principalmente com nossos medos e nossas angústias.
O CEM é um site carioca, e como todo bom carioca sente como se o Brasil inteiro coubesse na nossa cidade.
O CEM é igualmente, com alegria e orgulho, um site fluminense .
Nós aqui temos como matéria-prima o ser humano. Gostamos de gente. Por isso, O CEM é um cidadão do mundo também.
Por sermos, cariocas, fluminenses, brasileiros e cidadãos do planeta Terra, apelamos para Deus – que é brasileiro, claro – e para São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e padroeiro do site. Sebastião liberta das pestes, epidemias e flagelos. Apelamos para que por mais dura que seja a nossa provação, não haja dureza em nossos corações. E saibamos repartir o muito ou o pouco com todos os homens e mulheres nesse momento de aflição. Rezemos:
Oração de São Sebastião.
“Glorioso mártir, valoroso São Sebastião, soldado de Jesus Cristo, que morrestes trespassado de flechas, amarrado a um tronco de laranjeira. Pelos vossos méritos, sede o nosso protetor guardando-nos, livrando-nos dos perigos que nos ameaçam, a nós, a nossa família e a toda a humanidade. Senhor Deus todo-poderoso, pela intercessão do mártir São Sebastião, atendei a nossa prece. Jesus Cristo, filho de Deus, sede propício aos rogos que vos dirigimos por intermédio de São Sebastião. Glorioso mártir, protegei-nos contra a peste, contra o mal terrível que nos ameaça e que tem ceifado tantas vidas preciosas. Amém.”
Amém. Axé. E fica em casa !
- Italo Calvino – o mais real dos Cavaleiros Inexistentes - 15/10/2023
- O índio que virou Imortal – Aílton Krenak e a ABL - 05/10/2023
- A construção mítica e imagéticado 7 de setembro - 07/09/2023