Museu virtual? Deixa que eu vou

Em tempos de pandemia, distanciamento social e confinamento, por que não visitar um grande museu pelas lentes da conveniência de nosso tempo? É o que propõem alguns dos maiores museus no Brasil e no mundo, como o Louvre, o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), o Museu Nacional de História Natural de Washington D.C. e a Pinacoteca de São Paulo, por exemplo, ao disponibilizarem visitas virtuais aos seus espaços.

O passeio cibernético explora as principais alas e corredores dos grandes museus, o que inclui “visitação” às maiores obras de arte e exposições históricas do mundo. Alguns museus, inclusive, oferecem suporte ao uso de realidade virtual em 360° e 3D, tornando a experiência mais imersiva e sensorial. As visitas virtuais podem ser feitas nos sites das instituições ou por meio de vídeos no YouTube e aplicativos para celulares Android e iOS. 

No Brasil

Museu do Ouro (Sabará, Minas Gerais)
O Museu do Ouro, que participou neste mês da semana especial TikTok de lives de museus, está com uma divertida série de vídeos chamada “Guardiões do Ouro” no TikTok e no Instagram. A instituição, fundada na década de 1940, conta a história da mineração no Brasil e reúne peças e equipamentos utilizados na garimpagem e na arte de ourivesaria.

Museu do Diamante (Minas Gerais)
É possível acompanhar online algumas peças do Museu do Diamante, que fica na cidade de Diamantina. Entre os destaques do espaço estão objetos que contam a história da mineração do ouro e diamante do norte de Minas (www.instagram.com/museudodiamante e www.facebook.com/MuseuDoDiamante).

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE) – SP
O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP está com a programação #MAEUSPemCasa. O público pode conferir fotos com descrição do acervo do museu no Instagram e no Facebook. O MAE é uma instituição museológica universitária que reúne importantes objetos arqueológicos e etnográficos de diferentes continentes e artefatos dos povos indígenas do Brasil.

Museu Catavento (SP)
O Museu Catavento está entre os museus infantis brasileiros que oferecem diversão e formação. O espaço reúne experimentos de física, química, biologia e astronomia para aproximar o público infanto-juvenil do mundo científico e está compartilhando nas redes sociais conteúdos educativos, curiosidades e experimentos. Para conferir o Catavento online, basta acessar o Facebook e/ou o Instagram do museu.

Museu Nacional da República (DF)
No Distrito Federal, o Museu Nacional da República está com a série #MUSEUemcasa. No Instagram, é possível ver as obras do acervo e detalhes arquitetônicos do museu, construído por Oscar Niemeyer.

Mais opções: Google Arts & Culture

Download Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.cultural
Download App Store: https://apps.apple.com/br/app/google-arts-culture/id1050970557

Google Arts & Culture é uma plataforma que reúne mais de dois mil museus do Brasil e do mundo. O visitante pode escolher a sua área de interesse entre as categorias Museus, Obras de Artes, Lugares ou Jogos. O site funciona como um museu on-line 3D, onde é possível visitar, por exemplo, o MoMa, o Museu de Van Gogh, o Museo Frida Kahlo, Inhotim (Minas Gerais) e o Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Além disso, a plataforma possui várias ferramentas do Google, como o Google Maps, que permite ao usuário encontrar museus próximos. Outros destaques são as atividades interativas, como jogos e desenhos para colorir on-line. A ferramenta também está disponível em aplicativo para celulares com Android e iOS.

Agora, basta listar os que mais despertaram seu interesse e visitá-los à vontade. E o melhor: com responsabilidade, sem fila e sem sair de casa.

Pedro Júnior

Pedro Júnior

Jornalista de tudo e de qualquer coisa.