E viva o Artesanato !

E viva o Artesanato !

Por Lia Salles Damazio

A criatividade é um dom que não escolhe o cidadão por idade, sexo, nível cultural, nível social, país; ela aparece tanto nos grandes centros urbanos cuja efervescência cultural é grande como em regiões longínquas onde muitas vezes o indivíduo não conhece a capital do estado.

O Brasil, graças à sua mistura de raças, apresenta um artesanato conhecido até fora do país pela diversidade do material empregado, modelos e mesmo a utilidade da peça produzida.

Vejamos, por exemplo, o artesanato do estado do Piauí que emprega um sem número de materiais tais como a argila, o couro, a madeira, a palha e tantos outros que fazem uma festa para os nossos olhos.

Na Serra da Capivara, a arte da cerâmica apresenta uma produção bem original. É uma produção formada por esculturas e peças utilitárias que são exportadas para diversos países.

Não é só em Serra da Capivara que se trabalha com cerâmica. Existem outros centros de produtividade que fazem moringas, potes, alguidares, pratos e panelas.

Às margens do rio Parnaíba, já o artesanato emprega outro tipo de material tais como palha de coco babaçu.

As casas mais simples do nordeste não usam comumente portas de madeira para separar os cômodos. No lugar destas usam, para separar os cômodos, usam esteiras feitas de folhas de coco babaçu.

Outros objetos de madeira também de fabricação artesanal são as gamelas, pilões, colheres de pau e muitos santos e anjos, pois nosso povo é marcado pela sua extrema religiosidade que aparece na produção artesanal piauiense.

Outro tipo de artesanato em couro pode ser encontrado em Teresina voltado para a atividade de pecuária. São malas, arreios, roupas de vaqueiros.

Enfim, além do artesanato ser um divulgador da nossa cultura ao ser consumido em função da atividade turística também é importante não só como importante t trabalho digno, uma fonte de renda familiar, mas por atingir uma dimensão afetiva sem precedentes: ser uma atividade passada de pai para filho, ser um bonito elo entre as gerações.

Crédito da imagem: 100% Piauí.